quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Je t' aime à la folie

Paris
Foto de Pedro Reis Miguel

***
Há palavras, expressões, poemas, parte de textos dos quais nos apropriamos, embora saibamos que não são da nossa autoria. Aprendêmo-los, repetimo-los, recuperamo-los nas situações mais inesperadas.
Aconteceu-me. Sim, aconteceu-me recuperar uma expressão que, durante largos meses, não sabia de onde vinha. Todavia tinha todo o sentido para mim dizê-la repetidamente, porque era isso que queria dizer e sentia, e digo e sinto: «Je t' aime à la folie». Nunca antes me ocorrera dizê-la, porém "O coração tem razões que a razão desconhece".
Hoje, por curiosidade fiz uma pesquisa na internet. Que descobri? Que se tratava do título de uma canção dos anos setenta de Serge Lama. Ora, nada em França e aí residente até aos oito anos e visitante reincidente, apesar da tenra idade, fixei a expressão. Mas uma vez adulta, esqueci o seu autor.
Será plágio dizê-la quando é o que sentimos e não encontramos outra melhor que a substitua!? É que sou uma fã incondicional da Língua e Cultura Francesas.
Faltam poucos dias para mais uma visita. Não me canso nunca!!!

*******



6 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Lembro-me do Serge Lama, mas não me lembro da canção...
Na minha opinião, se a frase sair expontaneamente no meio de um poema ou de um texto, não é plágio. Se, por exemplo, pesquisares bocadinhos deste teu texto, alguns deles já foram escritos por alguém. E só em português... mas se considerássemos todas as línguas, então o resultado das coincidências seria ainda maior.
Beijo.

Daniel C.da Silva disse...

Amo-te à loucura? à saciedade? - seria uma tradução livre... Mas que bem voltares a Paris, Natália :) Um dia tenho de revisitar essa bela cidade...

UM beijinho enorme

chica disse...

Interessante descoberta a tua e vale sempre inundar nesse universos de pesquisa do que gostamos...beijos,chica

Rafeiro Perfumado disse...

Só visitei Paris uma vez, mas anseio pelo regresso, com ou sem folie!

Beijoca!

mfc disse...

É a expressão certa para dizer de um grande e intenso amor!

Nilson Barcelli disse...

Voltei para te ler. Mas não há novidades, deves estar de férias...
Que sejam boas, se for o caso.
Beijos.