sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia


Ser Poeta


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!


É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!


É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!


E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!


Florbela Espanca

*****

Os meus primeiros textos, escritos na infância, foram poemas. Infelizmente perdi-lhes o rasto. Uma tia, com quem vivi durante anos, quis ficar com eles e eu não fui capaz de lhe dizer que não. Orgulhava-se de mostrá-los às amigas.

Hoje, Dia Mundial da Poesia, em vez de ser eu autora de um texto poético, escolhi um soneto de Florbela Espanca. Ela diz tão bem o que é ser poeta que nada do que eu oudesse dizer se lhe igualaria.

Um poeta, uma pseudo poetisa como eu, sabe reconhecer que o que já foi dito de forma suprema e bela. Isso torna-nos irmãos, uma irmandade na partilha da palavra justa, filosófica e poética.

Sem comentários: