domingo, 13 de junho de 2010

Santo António de Lisboa

Alfama
***
Foto de F Nando
*******
Santo António é o santo mais venerado na cidade de Lisboa. Hoje, dia 13 de Junho, é feriado nesta cidade. De 12 para 13 de Junho, os alfacinhas e todos os que gostam de Santo António e das marchas populares, que percorrem a Avenida da Liberdade, passam a noite acordados.
Lisboetas e visitantes assistem ao cortejo alegórico das Marchas Populares, representantes de cada bairro e de cada zona da cidade. Depois seguem para os arraiass, também nos bairros pitorescos e engalanados, onde comem sardinhas assadas na brasa, pregos ou bifanas, caldo verde, tudo bem regado com vinho tinto ou refrigerantes. O bairro de Alfama é o mais visitado. É uma sensação única!
Santo António é o santo casamenteiro, por isso a Câmara Municipal de Lisboa costuma organizar na Sé Patriacal de Lisboa, o casamento de jovens noivos de origem modesta, proporcionando-lhes um dia de sonho. São os "Noivos de Santo António" que recebem ajuda não só da Câmara Municipal de Lisboa, como também de empresas privadas e outras instituições para ajudar o casal a iniciar uma nova etapa nas suas vidas.
Santo António é vulgarmente considerado um santo casamenteiro pois, segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais. Vá-se lá saber porquê... Mas uma lenda não passa mesmo disso, de uma lenda!!!

6 comentários:

Fátima Santos disse...

Olá Nathalie!mto bem, vejo que tu também gostas de Santo António, como eu:) é normal, este santo é mesmo mto querido entre todos os portugueses. E todos gostam das festas que trás o dia de Santo António, como disseste tão bem neste post.
Também eu me lembrei de postar no meu blog sobre este dia.
Beijinhos

Teresa Diniz disse...

Há muitos anos que não tenho uma noite de Santo António como deve ser, em Alfama, com sardinhas, arroz doce e bailaricos! Que saudades!
Bjs

Louise disse...

Então e tu, foste para as festas do Santo António?

Poetic Girl disse...

Nunca fui ao Santo António, cá para os meus lados (braga) comemora-se o São joão. Mas um dia ainda hei-de passar o santo antónio em lisboa, ah se hei-de! bjs

João Roque disse...

As noites de S.António não passam, hoje, para mim, de recordações, algumas delas muito interessantes.
Agora, falta-me a paciência para andar no meio de multidões...

F Nando disse...

Gosto do Santo António e todo o ambiente que lhe está associado. É um encanto dos sentimentos passear pelas ruas estreitas dos bairros tipicos de Lisboa