segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cosmopolitismo










No post anterior, apresentei fotos de alguns veículos que observei nos meus passeios por Paris e que muito me agradaram pela sua diversidade e beleza. Desta vez partilho o que há de comum entre as pessoas e as cidades ditas cosmopolitas. Vi militares armados nos locais turísticos, nas estações de metro e comboio; vi pessoas de origens e etnias diferentes; observei um casal recém-casado a tirar fotos à beira da Sena; talvez tenha visto uma possível modelo de tão alto que a jovem era. Cruzei-me com muçulmanas que continuam a usar o seu traje tradicional, apesar de o véu ter sido proibido por lei por Sarkozy. Outras que pediam nos locais mais movimentados. E outras pessoas sentadas nas escadas do rio Sena olhando-o pensativamente.
Creio que agimos todos da mesma forma: admiramo-nos com as milícias fortemente armadas; achamos estranho os trajes de muçulmanos num país onde foram proibidos; invejamos a elegância e altura de uma mulher exuberante; sentimos ternura por um casalinho a tirar fotos; rimo-nos com as diferentes cores e dos cortes de cabelo.
As fotos do Nando são uma pequena amostra das pessoas que residem, visitam, passeiam, vigiam a bela cidade das Luzes: Paris.

7 comentários:

chica disse...

Belíssimas foto, belos registros!um beijo,chica

mfc disse...

São estas pequenas coisas que tornam uma grande metrópole fascinante!
Obrigado por no-las trazeres.

Natália Augusto disse...

Obrigada Chica.
beijocas

Natália Augusto disse...

Foi com todo o gosto que as partilhei, até porque gosto de o fazer!

Beijinho MFC

Xs disse...

Muito giras!
Gostei!

F Nando disse...

É o pulsar de uma grande cidade...

Nilson Barcelli disse...

Paris é assim mesmo. Há sítios que até se vêem poucos franceses...
Fizeste uma boa reportagem.
Beijos, querida amiga Natália.