terça-feira, 2 de agosto de 2011

Digressão


Lyon - França

***
Último dia de Outubro de 2005


Este fim-de-semana evoquei paisagens de outrora. São paisagens de um outro tempo, de um outro lugar, muito distante deste onde me encontro. Era tudo tão mágico, tão de sonho! Tão de mais!
Foi muito simples reabilitar esse passado. Creio que foi a paisagem do filme Wicker Park que me fez ressuscitá-lo. Como sinto falta da paisagem branca, branca. Ver os flocos de neve descer do céu ininterruptamente, vê-los cair uns sobre os outros até cobrirem tudo com um manto imaculado.
Mais belo e inesquecível ainda é andar nas ruas brancas e sentir no rosto o frio cortante. Sabia tão bem fazê-lo! Mesmo quando os trilhos por onde todos passavam se transformavam numa lama aguada e acastanhada.
As roupas quentes que somos obrigados a vestir aconchegam-nos nesses passeios a pé. As luvas, os cachecóis, os gorros, os casacos compridos, as botas são de um conforto extraordinário. Tal como entrar numa chocolaterie e pedir um chocolate bem quentinho. Que aroma!
Depois retomava o passeio sozinha ou acompanhada, tanto fazia. Quando sozinha, apreciava a neve nos telhados das casas, nas copas das árvores, nas margens dos lagos. Observava as pessoas na sua rotina diária. Quando acompanhada, gostava sobretudo de respirar fundo, encher o peito de ar frio e de me ver, depois, a expirá-lo como se de vapor se tratasse.

*******



Participação do mês de Agosto para a «Fábrica das Letras»

6 comentários:

chica disse...

Tua participação foi maravilhosa.Lindo! beijos,chica

Nathalie disse...

Olá Chica,

Obrigada pelas tuas palavras. Apeteceu-me postar um texto de há alguns anos.

Beijos

mz disse...

Em pleno Verão, eu viajei para esse lugar que descreves, o frio cortante, o calor do chocolate quentinho... hummm delicioso!
Fez-me recordar a minha última visita a Paris. Aqui era Primavera com um sol maravilhoso e lá, estava tanto frio, mas tanto frio que os crepes de chocolate quentinhos "sabiam-me pela vida"!

Gostei muito de ler esta partilha.
Bjnhs

Sandra disse...

Fugir do frio é sempre bom.
estamos aqui de novo..
sandra
meu blog.
Interação de Amigos.
Link.
http://sandrarandrade7.blogspot.com/2011/08/coletiva-fugir.html

Briseis disse...

O frio é maravilhoso. Não senti-lo, em si, mas as sensações que nos provoca, o aconchego das roupas e os aromas quentes. =)

Anónimo disse...

Gosto de suas crônicas, minha cara...
Abraço,