domingo, 27 de maio de 2012

XVI Naquele Dia...


Siena - Piazza del Campo


Emilie e Faby passearam muito nesses felizes e tão agradáveis dias de férias. Daqueles realmente inesquecíveis, para o bem e para o mal.
Alugaram um Lancia para melhor se poderem deslocar entre as localidades que queriam visitar. Ficaram instaladas em estalagens e hotéis diversos. Tentavam ser práticas e poupar algum dinheiro para ver o máximo.
Faby, que já conhecia Roma, levou Emilie numa visita guiada. Esta sentiu-se defraudada com o Coliseu porque o imaginava maior nos documentários televisivos. A Praça de S. Marcos também lhe pareceu pequena, porém a Cidade do Vaticano impressionou-a pela sua grandeza, riqueza e beleza. Adorara os frescos de Miguel Ângelo na capela Sistina. Era um estado rico. Muito rico. Demais. E as catacumbas? Um mundo totalmente diferente: escuro, frio e subterrâneo onde milhares de cristãos se refugiaram ou se exilaram para não morrer às mãos dos romanos. Nos três dias que estiveram em Roma, visitaram ainda a Fonte de Trevi numa cálida noite.
No dia seguinte, rumaram para Siena. Faby conduzia. Sentiam-se livres e ansiosas por continuar a viagem.
-- Gostaste de Roma? -- perguntou Faby.
-- Gostei. Mas acho que estava à espera de mais. Que os monumentos romanos fossem mais monumentais, mais grandiosos...
-- Foi o que eu senti quando cá vim. É a primeira impressão, acho.
-- Sim, deve ser... Sabes, achei o tráfego confuso. A condução dos italianos é de fugir. Não respeitam nada, nem ninguém.
-- O pior mesmo são as motas e as vespas. Não respeitam mesmo as regras de trânsito. Ser-se pião é difícil. -- acrescentou Faby. -- Podes encostar-te um pouco, quando chegarmos a Siena chamo-te.
-- Não te importas?
-- Claro que não, miss Emilie.
Chegaram a Siena à hora de almoço e antes de explorarem a cidade almoçaram numa das esplanadas da Piazza del Campo, na zona medieval da cidade. O serveur veio logo para lhes entregar os menus e explicar qualquer dúvida. E claro que havia algumas. Pediram logo água fresca e vinho tinto.

*******

Menu

Antipasto all'italiana: formaggi,affettati,sott'aceti.

Primi: pappardelle ai funghi porcini,lasagne,tortellini,cannelloni,pa… al forno,spaghetti allo scoglio.

Secondi: sgaloppine ai funghi porcini,frittura mista di pesce,grigliata mista,salsiccie e patate,rosbief.

Contorni: insalata caprese,insalata mista,patate al forno,contorno di verdure cotte.

Dessert: pastiera napoletana,crostata alla frutta,coppa malù,budini..

Frutta: scegli sempre quella di stagione,talvolta scarsa ma saporita.

Ti consiglio anche il sorbetto al limone per dividere le pietanze di carne e pesce.
spero di averti aiutato!

*******

Só de olhar para os pratos que chegavam à mesa, um tentador odor colorido enchia a boca de água. Até ali tinha sido o melhor almoço de todos. No fim, pediram café. Enquanto esperavam ficaram a observar o belo edifício da Câmara Municipal, a Torre del Mangia, a praça em forma de meia lua onde se realizava a corrida de cavalos em junho e onde agora se encontravam turistas sentados, italianos a passear, namorados deitados e crianças a correr. A luz era magnificamente projectada pelos monumentos históricos na praça.
-- É lindo! Magnífico! -- disse Faby. Emilie anuiu.
Ali permaneceram dois dias para visitar a catedral, o famoso Campanário da Câmara, ver melhor a Praça. Siena tinha sido considerada pela UNESCO como Património da Humanidade pelo seu vasto património artístico.

Depois desta estadia, seguiriam para Florença.

Sem comentários: