domingo, 11 de novembro de 2012

XXI Naquele dia...


Foto de FNando

***

Quando Susy e Paulo entraram na ante-sala ouviram várias vozes. Dirigiram-se, então, para a salinha da avó onde Susy foi apresentada a um casal septagenário muito simpático e a mais dois, um pouco mais jovens, que elogiaram a beleza e graciosidade de Susy, que corou ao ouvi-los Enquanto conversavam com os amigos da avó, uma empregada serviu água lisa a Susy e um pernod ricard a Paulo. A avó de Paulo não podia estar mais feliz, pois reunia por um lado os amigos e, por outro, o neto e a namorada. Da forma como lhe fora a presentada, parecia oficial. Nada a deixava mais orgulhosa. Queria que o neto assentasse antes de ela partir para o outro lado.
Estavam quase a ir para a sala de jantar quando apareceu Émilie e mais dois casais, amigos desta e da avó Laura. As apresentações foram breves, porquanto todos estivessem com fome. Passaram então para a sala das refeições onde os lugares estavam marcados. Do lado direito da avó Laura estava o neto, do lado esquerdo estava Émilie. Susy estava sentada em frente ao namorado e não lado a lado como acontecia com os outros casais.
Como entrada comeram terrine de canard et salade verte, com vinaigrette, seguiu-se saumon à la crème fraiche, frites et endives au four, de seguida steak au poivre et légumes cuits. Como bebidas havia água lisa e com gás, vinho tinto e branco da região de Bordéus, assim como sumos. 
O almoço decorreu bem e a conversa generalizou-se antes da chegada das sobremesas e da tábua de queijos e compotas. De entre as sobremesas, alguns comeram creme caramel, crême brulê, fondant de vanille et fraises, macarons; outros preferiram  baguette e pain de campagne para se deliciarem com os queijos e as compotas. A variedade também era por demais tentadora: brie, roquefort, fromage frais, chèvre, camembert, bresse bleu.Em suma, o almoço tinha sido um verdadeiro e lauto banquete. A avô Laura sempre recebera bem, assim como toda a sua família!
Depois os homens foram para a sala de jogos fumar e beber digestivos. Alguns atreveram-se mesmo a jogar uma partida de bilhar. As senhoras decidiram-se a dar um passeio pelos jardins circundantes à casa. Paulo e Susy, Émilie e Pascal, um primo de Paulo, foram ver os cavalos e escolher os equídeos para montarem na manhã seguinte. A conversa foi a apresentação dos que não se conheciam e assuntos de caráter geral. A tarde passou depressa. 
O grupo voltou a reunir-se para o lanche, seguindo-se um mini concerto. A avó Laura tocava piano e o neto juntava-se a ela para alguns duetos. Depois foi a vez de dançarem um pouco algumas danças de salão. Susy não sabia dançar, mas Paulo dançou um tango com a sua amiga de infância. No fim todos bateram palmas. Susy fê-lo contrariada porque sentiu uma certa cumplicidade entre o  namorado e Émilie.
Naquele dia o dia terminou com o jantar, a música e os jogos.

Sem comentários: