segunda-feira, 12 de novembro de 2012

XXII Naquele dia...


Foto de FNando

***

Logo pela madrugada, os homens saíram para caçar na reserva da quinta. Aperaltados em cima da sua montaria e seguidos pelos cães que não paravam de ladrar e latir, a caçada durou algumas horas. De regresso a casa, foram tomar um duche para se juntarem às senhoras para, finalmente, tomarem o petit-dêjeuner
Croissants, chausson aux pommes, baguettes, queijos, compotas, café e leite, diferentes chás, sucos naturais e fruta foram servidos. Depois foram dar um passeio pelos jardins. Logo a seguir os mais jovens foram andar a cavalo.
Émilie escolheu o cavalo que costumava montar, um pouco arisco, todavia um belo exemplar. Paulo quis ajudá-la a montar, mas ela riu-se e disse que não, indo juntar-se a Pascal que se afastara um pouco. Susy seguiu o conselho de Paulo e montou um cavalo mais dócil. 
Saíram os quatro pelos campos verdejantes, calmamente, a conversar. Falavam da beleza da quinta, do dia luminoso, da elegância das suas montarias. Entretanto, Pascal sugeriu que fizessem uma corrida. Susy não disse nada, mas sentiu um friozinho no estômago. Paulo, prevendo o receio da namorada, disse-lhes  que preferiam andar apenas.
Pascal e Émilie despediram-se e saíram a galope. Pascal, que ia à frente, saltou riachos, pequenos fossos e embrenhou-se no bosque evitando os ramos das árvores. A dada altura surgiu uma clareira e Émilie passou-o à frente na corrida. Foi nessa clareira que se apearam, deixando os cavalos pastar. Caminharam lado a lado e conversaram sobre tudo e sobre nada, pois também se conheciam desde a pré-adolescência.
- Estás cada vez mais linda,sabias? - disse ele.
- Continuas o mesmo dandy de sempre.
- Olha que mudei muito...
- Ah, ah, ah. Tu? Tinhas de nascer outra vez para seres diferente.- ironizou Émilie. - Que achaste da namorada do teu primo? - perguntou tentando desviar a conversa.
- Linda! Mas não é para ele! Não vai durar muito!
- Que estás para aí a dizer?
- Que o meu primo se cansa depressa.
- És tão mau!
- Não, minha querida Émilie. Apenas realista.

Sem comentários: